Canon vs Nikon, qual câmera comprar?

Pessoas que querem começar a fotografar sempre fazem essa pergunta, “Canon ou Nikon?“, e não é uma decisão fácil.

Imagem

As duas marcas são ótimas, acredito que as melhores existentes no mercado. É perceptível que a maioria dos fotógrafos usam Canon, provavelmente pelo fato dos equipamentos serem mais baratos que os da Nikon e ser menos complicado de conseguir assistência aqui no Brasil. A Nikon é uma das melhores fabricantes de lentes do mundo (Nikkor), são lentes mais robustas e resistentes comparadas as da Canon, mas isso não quer dizer que as lentes da Canon são ruins.

Independente da câmera que você for comprar é bom preparar o bolso, pois câmeras DSLR não são baratas aqui no Brasil. Uma câmera profissional de entrada custa por volta de 1.500,00R$, exemplo Canon T3i ou Nikon D5100 com lente básica 18-55mm.

Nikon-D5100-Canon-T3i-front-side

É quase impossível dizer qual das duas é melhor, se você escolher qualquer uma das duas pode ter certeza que vai estar fazendo um bom negócio. Há quem diga que as câmeras Nikon são melhores para fotografia e tem as cores mais neutras, e há quem diga que as cores da Canon são mais quentes, e é melhor para gravação de vídeos. E um ponto forte da Nikon é a luz auxiliar que tem em suas câmeras para facilitar a focagem em ambientes com pouca luz, e um ponto forte da Canon é a sua super velocidade para focar o assunto.

De qualquer forma, antes de comprar sua câmera, procure uma que vá atender as suas necessidades, as vezes não é preciso investir tanto em uma câmera se você for usa-la apenas para hobby, uma compacta já pode ser a sua solução, e se você realmente deseja levar a fotografia de uma forma mais profissional é quase obrigatório comprar no minimo uma profissional de entrada (Nikon D300, CANON T2) e investir principalmente em lentes, que na minha opinião, faz toda a diferença, geralmente essas câmeras vem com uma lente simples para manter o preço “acessível”.

Exemplos de lentes Nikon e Canon, que geralmente acompanham as profissionais de entrada:

Nikon-Canon-18-55mm

Enfim, como eu disse, as duas marcas são ótimas, e ter uma boa câmera não te faz um bom fotógrafo, é possível sim fazer fotos incríveis com uma Cybershot ou uma compacta qualquer, claro que, um bom equipamento faz bastante diferença na qualidade de imagem, mas a câmera apenas reproduz aquilo que o fotógrafo está vendo, não adianta ter uma SUPER câmera e não ter noção do que está fazendo. Antes de investir em uma câmera profissional de qualquer uma das duas marcas, compre uma profissional “barata” e invista em cursos e lentes para ir aprimorando o seu olhar e suas fotos. Independente da marca, procure uma câmera que caiba no seu bolso e atenda as suas necessidades básicas no momento, e futuramente se possível e se estiver nos seus planos invista em uma câmera melhor.

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios