Para que serve o ISO da câmera? O que é o ISO da câmera?

O ISO é o melhor amigo para quem está sem tripé em ambiente com baixa luminosidade e precisa de alta velocidade. Há muito tempo atrás os filmes fotográficos vinham com a informação do ISO marcada na caixa. Os filmes eram muito limitados, e o ISO era fixo, ou seja, não era possível altera-lo. Se algum fotógrafo que estivesse fotografando com ISO 100 quisesse fotografar com ISO 400, era necessário trocar de filme. Hoje em dia para alterar o ISO da câmera é só apertar alguns botões.

filme_superia_400_1_1_

Filme fotográfico de 36 poses com ISO 400

Para que serve o ISO? O ISO é a sensibilidade do sensor à luz do ambiente que será feito a fotografia. Quanto menor o número do ISO menor é a sensibilidade do sensor à luz, e quanto maior o número do ISO, maior é a sensibilidade do sensor à luz. Controle o ISO de acordo com as condições de luz do ambiente que será feito a fotografia. Em ambientes claros, use ISO baixo, e em ambientes escuros, use ISO alto, mas se você for fazer fotos com tripé, eu recomendo usar ISO baixo e compensar a luz diminuindo a velocidade do obturador. Quanto menor for o número do ISO, menor será a quantidade de ruído e maior a qualidade de imagem. Quanto maior for o número do ISO, maior será a quantidade de ruídos e menor a qualidade de imagem. É importante saber que o ISO tem desempenho muito melhor quando é fotografado em RAW.

Perceba a diferença da qualidade e quantidade de ruído entre as quatro imagens abaixo (fotos feitas com Nikon D5000): painel01

Veja a diferença  da qualidade de imagem e quantidade de ruído entre as fotos feitas com ISO 100 e ISO 6400:

PAINEL03 Recomendações:

ISO 100: fotos durante o dia e em ambientes com ótima iluminação.

ISO 500: ambientes fechados como baladas, casamentos, festas de 15 anos, e é indispensável o uso do flash externo.

ISO 1000: dia nublado e fim de tarde.

ISO 2000 ou mais: para quem está sem tripé em ambiente muito escuro e precisa de alta velocidade.

Anúncios