Como Fotografar com Tripé

Para fazer foto de boa qualidade em um ambiente com pouca luz, o uso do tripé é indispensável.

IMG_20140818_113304

Não é impossível fazer fotos em ambientes escuros sem tripé, porém, é necessário aumentar o ISO para conseguir uma velocidade de obturador razoável para a foto não sair tremida enquanto estiver fotografando com a mão. O único problema é que quando usamos ISO alto, as fotos perdem nitidez e apresentam muita granulação.

Exemplo de imagem fotografada sem tripé (qualidade RAW):

TRIPÉ1

Ter paciência é o primeiro passo para quem vai fazer fotos em longa exposição. Recomendo usar no máximo ISO 400 para obter mais qualidade de imagem, e usar abertura a partir do F/4 para ter boa profundidade de campo. A velocidade do obturador é o mais importante, devido ao ISO baixo e diafragma bem fechado, a sua câmera vai exigir um longo tempo de exposição para que a foto fique com a quantidade de luz ideal. Não confie muito nas informações do fotômetro da sua câmera, e busque testar no mínimo três velocidades diferentes para ter vários resultados e assim chegar a fotografia ideal.

Exemplo de imagem feita em longa exposição com auxilio do tripé (qualidade RAW):

1939897_1479316698947017_1074064746_o

Perceberam a diferença de qualidade entre as duas imagens?

O uso de tripé é indispensável para fazer uma foto de qualidade em ambientes com pouca luz, também é possível fazer fotos em ambiente com pouca luz sem o uso do tripé, mas como é necessário aumentar o ISO, a imagem não vai apresentar tanta qualidade quando tirada em tripé.

Não se esqueça que uma boa foto sempre tem uma boa edição.

Anúncios