Top 5 dicas para book externo

Neste artigo vou expor cinco importantes dicas para quem quer começar a fazer books ao ar livre, ou para quem já faz.

5. Use lente objetiva

D3S_1542-1200

Canon 50mm F/1.8

A 50mm F/1.8 é a lente mais indicada para quem vai fazer fotos de book, aliás, é a mais indicada para a maioria das situações. Com preço bem acessível, essa é a lente que não deve faltar no kit de um fotógrafo profissional. Por possuir abertura de F/1.8, essa lente irá produzir um incrível desfoque de fundo em suas fotos, assim dando maior destaque a pessoa que está sendo fotografada, além de dar um ar mais profissional as suas fotos. Se você ainda usa a lente do kit para fazer books, está mais do que na hora de você investir em uma 50mm.

Exemplo:

DSC_0889

Para fotos de book com a 50mm F/1.8, recomendo usar abertura a partir do F/2.2, por questão de nitidez e profundidade de campo.

4. Use flash externo 

sku_209358_1

O flash externo é muito importante para o book externo, pois vai ser uma luz artificial que vai te auxiliar durante suas fotos. Apesar de não existir luz melhor que a natural do dia, o flash vai te ajudar e muito em ambientes que tenha muitas sombras, em fotos contra-luz, e principalmente quando o book vai ser feito durante o horário das 11h até as 15h, se você não sabe configurar seu flash manualmente, não há problema algum em usar o modo TTL. Também é possível fazer fotos sem o uso de flash, recomendo o horário a partir das 16h até as 17h30.

3. Use a criatividade

DSC_0897

Use ao máximo a sua criatividade, procure explorar bastante o lugar e o modelo(a) que você está fotografando. Muitas pessoas são tímidas, e não são todas que conseguem fazer poses naturais durante o book. Após as primeiras fotos, mostre o resultado para o modelo(a), isso ajuda muito a pessoa a se soltar para as próximas fotos.

IMG_10620047145885

Procure principalmente harmonizar as roupas do modelo(a) com o lugar que está sendo fotografado.

2. Procure fotografar em lugares seguros

Parque do IbirapueraO equipamento fotográfico é o bem mais precioso do fotógrafo, então todo cuidado é pouco. É importante procurar ir à lugares conhecidos e movimentados para registrar suas fotos. Leve uma mochila para carregar o seu equipamento enquanto estiver fotografando, e procure manter a mochila nas costas, principalmente aqui em São Paulo. Ao transitar de um local para outro, guarde a sua câmera, não é bom ficar andando com a câmera na mão, claro que depende muito do lugar, mas ao sair na rua, guarde. O ruim de lugares movimentados são justamente as pessoas, mesmo com o efeito bokeh que a lente 50mm F/1.8 produz, não é nada legal que apareçam pessoas no fundo da foto, então fique atento com isso.

1. Faça books durante o começo do dia ou o fim da tarde

O melhor horário para fotografar é, sem dúvidas, o começo do dia (08h as 11h00), e o fim da tarde (15h as 18h00). Durante o horário das 11h00 as 15h00, o sol está muito forte e com isso, ele irá produzir sombras duras, marcadas e desagradáveis no rosto do modelo(a), e durante esse horário as pessoas costumam fazer caretas, devido o sol forte, mas isso pode não ser um problema se você levar seu flash externo. Sem dúvidas, o horário de ouro para fotografar é no começo do dia e no fim da tarde, o sol está mais suave e alaranjado, e com a luz do sol mais suave, o seu modelo(a) não irá fazer careta. Rs.

Exemplo de foto as 17h:

DSC_0718Exemplo de foto as 14h: 

DSC_1055

Perceberam a diferença? As cores da primeira foto estão muito mais naturais e vibrantes!

Anúncios