RAW vs JPEG

Sem dúvida alguma, se você quer apresentar um trabalho profissional, é indispensável fotografar em RAW.

RAWvsJPEGcop

Duas fotos capturadas ao mesmo tempo em formatos diferentes

Vendo essas duas imagens acima poderíamos chegar a conclusão que a foto no formato JPEG está melhor, mas isso seria um equívoco. O formato RAW é o máximo de qualidade que a sua câmera pode alcançar em uma imagem.

JPEG:

O JPEG é o formato compacto que a sua câmera cria após capturar uma imagem. Quando você fotografa em JPEG, a sua câmera automaticamente corrige o branco, a cor, a luz, o contraste e todas as definições da imagem, e a deixa praticamente pronta para você publicar aonde quiser. Ao editar uma imagem no formato JPEG, o resultado final da sua edição pode gerar bastante ruído e perdas consideráveis de qualidade, justamente pela foto já estar “pronta”. Os arquivos em JPEG têm em média 3MB’s.

RAW:

O RAW é o formato com o máximo de qualidade que a sua câmera pode alcançar, ele é usado para quem busca manipular ao máximo a imagem durante a edição. Com RAW você tem total liberdade para corrigir e retocar a sua imagem de forma profissional sem perder qualidade, ao contrário do JPEG. Com isso, a edição do fotógrafo sobre o resultado final da fotografia é muito mais nítido e profissional, garantindo o melhor resultado possível para cada imagem. Isso vale para qualquer fotografia que você deseja tirar e precisa de controle total sobre a cor, contraste, brilho e outros aspectos, já que ele não perde qualidade com esses ajustes.

Vale ressaltar que um arquivo RAW é quatro vezes maior que um arquivo JPEG.

raw

Animação que mostra o ANTES e o DEPOIS de uma foto editada no formato RAW.

07113138444161 (1)

Lado esquerdo: RAW sem edição/Lado direito: Raw com edição.

Não é necessário fotografar sempre em RAW, claro que fotografando nesse formato você vai apresentar um trabalho muito mais profissional para o seu cliente, mas para editar as fotos em RAW requer mais tempo e atenção.

Opte fotografar em Raw para fotos de books, casamentos, aniversários e eventos que exijam fotos em alta qualidade. E opte fotografar em JPEG quando você não tiver tempo para editar foto por foto depois, quando estiver com pouca memória, ou quando a foto for destinada apenas para uso na internet.

Aplicativos para edição de fotos em RAW:

– Adobe LightRoom

– Adobe Camera RAW

– Picasa

Anúncios