A origem da fotografia

Visto que nos dias de hoje é tão “fácil” fotografar, venho compartilhar tal conhecimento, que é imprescindível aos amantes da fotografia…

old-camera

Câmera analógica

Hoje temos à nossa disposição: Velocidade do obturador, iso, diafragma, e diversos itens que nos ajudam na hora de compor uma foto. Mas você já se perguntou como seria se não houvesse esses recursos? Ou melhor, teria como tirar uma foto sem ao menos ter uma câmera na mão? Talvez você nunca fez essas perguntas, ou até fez, mas ainda não encontrou a resposta. Se este é o caso, vamos lá, embarque agora nessa viagem ao tempo!

Joseph Nicephore Niepce

Joseph Nicéphore Niépce

A primeira fotografia foi produzida em 1826 por Joseph Nicéphore Niépce, em uma placa de estanho coberta por derivado de petróleo; produzida com 8 horas de exposição. O processo foi nomeado como “heliografia”, gravura com a luz do sol.

Louis Jacques Daguerre

Louis Jacques Daguerre

Em 1839, o físico Louis Jacques Daguerre buscava encurtar o tempo de exposição, buscando um outro método de trabalho, porém trabalhado em cima daquele feito por Joseph anos antes, que padecia de curta durabilidade, e continuava sensível a luz do dia. Daguerre solucionou este último problema ao descobrir que, mergulhando as chapas reveladas numa solução aquecida de sal de cozinha, este tinha um poder fixador, obtendo assim uma imagem inalterável. O que tornou-o conhecido, atendendo a classe média daquele tempo durante o período da revolução industrial. Simultaneamente na mesma época dos “inventores da fotografia”, Willian Fox produziu um diferente processo, usando folhas de papel cobertos com cloreto de prata! Enquanto muitos estão preocupados em qual é a melhor câmera, anos atrás estes homens se dedicavam horas para criar o que hoje se faz em apenas um clique!

Anúncios