Porque um Festival de Trance não é Festa Rave
Inúmeros adeptos da música eletrônica no Brasil não sabem ou não têm conhecimento suficiente para distinguir a diferença entre Festivais de Música Trance e as famosas Festas Raves. Apesar dessas festas serem da mesma “família”, há uma tremenda diferença entre esses dois tipos de celebração, é como se as Festas Raves fossem primo de terceiro grau dos Festivais de Trance. São diversos detalhes que fazem a maior diferença.
Um verdadeiro Festival de Trance é uma celebração que vai além de apenas ótimas músicas e bons dj’s, envolve diversas atividades como arte, cultura, sustentabilidade, educação e principalmente espiritualidade. Esses Festivais duram cerca de três dias no minímo. Podemos dizer que o Trance é família, respeito, união e aceitação, talvez não haveriam palavras melhores para denifi-lo. Esses ambientes são transformadores, tanto para a mente, quanto para alma.
Os frequentadores de Festivais de Trance são de todas as idades e gêneros, desde bebês até idosos, e essas pessoas têm ampla consciência em relação ao universo e a sociedade, geralmente são educadas e livres de paradigmas impostos pela mídia, e visam em primeiro lugar respeitar ao próximo e ao ambiente que frequentam, procurando sempre manter limpo o chão onde pisam e dançam. Quem já foi em Festa Rave sabe como as pistas de algumas dessas festas ficam sujas, né?
Esses festivais não se limitam apenas a pista e bar, existem inúmeras áreas que compõem o festival, sejam pra relaxar, conversar, praticar atividades artísticas, aprender coisas novas, entre outras coisas que podem nos ajudar na evolução como ser humano. Além desses inúmeros pontos positivos que só o Trance oferece, é fácil perceber como esses festivais são feitos com muito amor e dedicação, além de sempre procurarem manter preços justos em relação a portaria, bar e serviços prestados, diferente das Festas Raves que costumam ter preços exorbitantes que chegam a ser surreais.
E o que mais vale ressaltar neste artigo, são os lugares onde esses Festivais são celebrados, 90% de todos são sempre em lugares paradisíacos que somente a Natureza poderia nos prover, alguns exemplos são os festivais Universo Paralello, Terra em Transe e Respect Lost que são celebrados em praias, e o Festival Mundo de Oz e Pulsar que são celebrados em incríveis fazendas que possuem cachoeiras mágicas.
Confiram algumas imagens feitas em diversos festivais de Trance pelo Fotógrafo Vinicius Senna, e sintam o quão formidável é vivenciar celebrações como essa:
Resumindo, o Trance é pé no chão, poeira subindo, união entre os seres, paz, respeito, liberdade, expansão da consciência, cultura, amor, desapego, lama, conexão com a natureza, arte e principalmente, o despertar de um novo olhar para o mundo e para o próximo.
Subterfúgio para usar drogas livremente !!
Eu aceito que você não use, você poderia aceitar que eu uso? Prometo não lhe causar perturbação.
Eu aceito que você não use, você poderia aceitar que eu uso? Prometo não lhe causar perturbação.
Quero ver você fala que não vai causar pertubações quando estiver drogado e fora de si, ai a historia é diferente meu broder.
E seu eu usar qual o problema ? O que vc tem a ver com a minha vida, tem mts que usam e tem total controle sobre a brisa, acho que vc deveria cuidar da sua vida que pelo vista é inutil pq se vc perde seu tempo para vir aqui regurgitar fezes pela boca provavelmente vc tem tempo de sobra, pegue esse tempo e vai fazer algo util para o planeta, seu inseti
kkkkkkk verdade.. isso é tudo papo furado pra poder usar droga e fugir da realidade
Também meu amigo! Mas não podemos negar que o clima é 100% paz e vale a pena sair um pouco da rotina, nem que seja pra acampar!!!!!! 🙂
Parabéns pela matéria. Foi muito bem sintetizada. As fotos também ficaram lindas! Demonstrou bem todo carinho e amor fraternal compartilhado nos festivais de Trance. Ahoy
A cala a boca não precisa andar muito na rua se quiser usar droga!!!
Voces estao cuspindo no prato que ja comeram, festival trance eh rave sim.
Tentar se separa por grupos, falar esse eh bom esse eh ruim, eh segregaçao, nada a ver com o conceito trance ou raver, como vcs quiserem se chamar.
Tem rave suja e limpa ? Sempre vai ter…
Todos os festivais citados aki começaram com festas curtas de um dia ou fds, e sendo elas longas ou nao , ambas sao raves.
Concordo plenamente. Festivais de Trance e Festas Rave têm seus ponto fraco e forte. E sim, há festivais que ficam sujos, pois, quem limita a entrata das pessoas? Vai quem quer, e cada indivídio se comporta de um jeito diferente. O aprendizado vem com o tempo.
Vide Chakaruna. Excelente!
Faltou citar o Soulvision!!!! ❤
Lindas fotos! Porém as imagens de famílias, crianças, mulheres grávidas não mostram exatamente o que rola nos festivais. É muito agradável a música, a natureza, estar entre amigos… Porém o consumo e o tráfico de drogas acontece livremente e é muita hipocrisia achar que curtindo sua “vibe” tranquilamente nesse tipo de lugar, vc não esta contribuindo para as mortes e toda a derrota que acontecem antes da droga chegar até suas mãos! Causa preocupação o fato de adolescentes virem essas fotos e acharem que é cool ir pra festival tomar bala, doce, fumar raxixe, maconha, skank etc
Tenho certeza de que é possível ir pra festival e curtir de forma saudável, mas não é o que acontece na maioria dos casos! A droga furta o que vc tem de melhor, seu tempo, sua saúde, sua família, seu dinheiro, seu espírito, sua verdadeira felicidade! Não viva num “universo paralelo”, desfrute da verdadeira alegria e das sensações naturais do seu corpo! Não se aprisione! Que Jesus possa ser o grande influenciador dessa geração e que vidas sejam salvas das prisões das Bem vinda, Janusca
☺☺☺☺
As drogas não são problemas, apenas soluções, o problema tá no olho de quem vê, acorde mizera
Não acho que droga é solução para nada,(com exceções ) de pessoas muito doentes.. MAS….. não é preciso ir em festival algum para consumir drogas., isso qualquer pessoa sabe, encontra-se em qualquer esquina desse mundo. Se lerem com uma perspectiva de que pode SIM ser um momento de lazer, encontro de outras tribos, de se encontrar, por que não? Eu ainda vou participar de um festival e curtir muito, afinal, levamos dessa vida o que vivemos, BASTA SABER VIVER com qualidade, com AMOR, e ahhh, bjos no coração de todos!!!
Droga não é solução, mas também em ambientes assim não podemos dizer que existem brigas causadas por uso de drogas, roubos, etc… Cada um curte sua vibe e não existe esse problema. Mas quando vamos tratar das drogas “lícitas” nas festas convencionais, o que mais tem é gente bêbada procurando briga. acho hipocrisia falar sobre drogas no ambiente de rave, se as que rolam no bar podem causar um estrago bem maior
Cambada de drogado e vagabundo
Vejo, vocês chamarem quem gosta de festivais “rave” de cambada de vagabundo e drogado, em que vocês se basearam para falar isso? em filmes? ja foram a alguma?, e sim muitos usam drogas, mas como em todas festas, vai me dizer que em uma balada normal só bebem refri? ao contrário das festas, em rave não se vê brigas, se vê abraços, traços afetuosos,e muitas vibrações boas, pessoas que querem o bem e fazem o bem, é um povo sincronizado pelos mesmo ideais, e sim eles trabalham, estudam também.. para a surpresa de vocês eles são humanos 😮
Droga tem em todo lugar e outra usa droga quem quem quer!!!
Gente que não tem moral pra nada 😘
raves e festivais tem totalmente sua origem ligada as drogas, essa cultura foi criada e desenvolvida a base de drogas, que sempre foram usadas, desde os primórdios dos tempos!
o trance não criou as drogas, mas estão intimamente ligados, hipocrisia querer separar isso!
viajem para saber como funciona essa ligação! e se as drogas fossem ruins não seriam usadas! por mais drogas puras, por favor! legalização, drug test e redução de danos já! jah bless!
O meu primeiro festival trance foi o boomfestival 1997, e sempre estive ligado a cultura de musica electrónica. Mas para quem frequenta um festival destes sabe que è a maneira de ser e estar no mundo que nos diferencia… boom shankar
… o que seria uma festa como a do Goa Gil aonde tem apenas bar e pista??? Acho que seus exemplos não foram bons … 😉
Pois é, estamos falando de Festival, e como você mesmo falou, Goa Gil é uma festa, não um festival… hahahahaha seu achismo foi equivocado! Abraços, volte sempre!
na verdade goa gil é um ritual
Republicou isso em COLUNAS A.M.E..
Transformar o bagulho em religião ai ta forçando!!!
Espiritualidade rsrs!!
Religião é uma coisa, espiritualidade, é outra! rsrs
Pingback: A Sensualidade Feminina Através do Olhar Fotográfico de Lucas Bellentani | Rout Fotografia e Produção
Quem gosta sabe que é a mesma coisa… Bala pra mente!!
O surf não para
Thanks for sttnriag the ball rolling with this insight.
Ai que povo mais brega falando q Ravel e festival é tudo a mesma coisa… só digo uma coisa: Busquem conhecimento… aposto que é tudo de Osasco…
Não é o mundo que eu vivo e me interajo, mas achei super valida esta matéria e ótimas fotos. A questão de drogas é algo relativo pois em qualquer lugar se usa droga hoje em dia!!
Nossa vocês falam de uma festa rave como se falassem do Festival de Woodstock ali sim foi o maior festival do planeta. o clima era de não-violência. Paz e amor. Vida hippie. O nu era algo normal e o consumo de drogas lisérgicas não precisa nem mesmo ser lembrado.
O que acho curioso é que muitas pessoas que criticam as drogas e os usuários de drogas (no caso aqui os frequentadores de festas e festivais de música eletrônica) são pessoas que usam bebida alcoólica. Bebem essa bebida. E ela é tão droga quanto um comprimido de ecstasy, quanto um ponto de LSD, quanto um cigarro de maconha, quanto uma carreira de cocaína.
A diferença é que há uma lei que legaliza esse uso, e uma indústria MUITO LUCRATIVA e em plena atividade como é a indústria da cerveja, por exemplo. Assim como também há pessoas dependentes de fluoxetina, paracetamol, aspirina e outras drogas “medicinais”.
Não seja hipócrita, não se esconda atrás de uma lei hipócrita.
Eu queria um mundo em que pessoas passassem mais tempo drogadas se abraçando e se amando, do que “conscientes” se matando.
WOWWWW! Por um mundo com mais ”drogados” se abracando e se amando do que esses ”conscientes” que constroem bombas atômicas!!! Falou e disse João Nicanor, realidade nua e crua!
como os promotores se comportam em relação ao trafico nas festas rave
Linda matéria!!!
Thnaks for taking the time to post. It’s lifted the level of debate
Tudo drogado que paga de god vibes, vao vende sua arte na praia pra fuma maconha
Até o cachorro ta drogado
nossa, cala a boca kkkkkk retardado
Ficam transando e usando drogas ao ar livre com crianças perto e bem essa merda que querem para a sociedade mesmo
Hipocrisia!!! Quero ver esse bando de retardado curtir a natureza como ela é sem ter que encher o cu de droga e chá.. e sim eu já fui em uma merda dessas
Obrigado pela opinião. Volte sempre.
Ingrid 19/11/2009 ResponderNão acho que é a mesma coisa só pq é de graça. Mas sobre a parte fod§;ada…Ãmendinganro….implorando por RT’s acho furada. O negocio do RT se consiste basicamente em ter algo que seja relevante para o usuario fezendo ele querer dividir com os seus seguidores, ai a mensagem vai fluir de forma natural. Mas sabe o que não devemos esquecer é que 90% do conteudo é feito por 10% dos usuarios, então deve ter muita gente que vive de retuiter…
Linda matéria e, mostrou bem a diferença entre os dois festivais.
Um ponto a ressaltar aos hipócritas que vieram aqui só para falarem que usamos drogas nestes locais de celebração com os amigos/família: houve apreensão de mais de 1500 balas e 800 cartelas de LSD no maior festival sertanejo aqui no RS, em novembro agora.
Portanto, drogas hoje em dia usa se até no pagode gurizada ! Se liguem antes de acusarem.
Vinicius Sena, lindas as pics, parabéns !
Sherman.. sinceramente… sua citaçao a outros festivais e ridiculo, claro usa-se drogas de todos os tipos em varios lugares, mas a hipocrisia e que mata nessas fotos, vc ve criancas, bebes mulheres gravidas, nuas, de todos os tipos, e na verdade la dentro usasse drogas e chás sim livremente, como se isso fosse uma assinatura a liberdade que vcs tanto almejam, querem dar exemplo, sejam limpos nessas festas e ensinem a gente a viver sã na natureza… preguiça desse povo, os hippies viraram o que viraram não foi a toa… quiseram viver a sexualidade e drogas achando que estavam proclamando a paz, o que fizeram foi um desestruturar famílias, filhos e expandir as doencas! pensa e cresçam por favor! Simplesmente Ridículo essa reportagem!
Os hipócritas jamais entenderão a diferença, pq a principal diferença é sentida e não vista com os olhos.
Em um festival é possível sentir que a maioria das pessoas quer realmente o bem a quem está próximo, a maioria faz questão de ajudar um ao outro. Pessoas que nem conhecemos.
lembro que no meu primeiro festival minha namorada (atual noiva) cortou o pé em uma pedra, a quantidade de pessoas que se dispôs a oferecer ajuda real foi tão grande que me senti fora do mundo real mesmo sem estar usando nem um tipo de droga.
Festival totalmente diferente de uma festa Rave e totalmente diferente do mundo atual!
Onde cada um só pensa no seu próprio umbigo e como tirar vantagem sobre o próximo em cada situação cotidiana, os ensinamento que são passados para os filhos desses hipócritas são exatamente os de falta de cooperação e auxílio ao próximo , julgamento, preconceito, egocentrismo.
Os que se dizem conscientes, que nos julgam de drogados, devem ser os mesmos que acham normal não se sentar próximo de uma pessoa mal vestida, ou mal arrumada.
As drogas existem assim como em qualquer balada ou barzinho hoje em dia, aliás álcool também é droga ok!?
a diferença é que na balada estão todos muito bem vestidos e assim a sociedade consegue aceitar melhor.
Usa droga quem quiser, quem não quiser não usa. Se eu quiser eu morro de overdose, o corpo é meu. Deixem de ser hipócritas, todos vcs possuem vários ópios sociais, psicológicos e fisiológicos, o uso consciente de algumas drogas e políticas de redução de danos são bem mais eficientes que toda essa recriminação.
Droga tem em todo lugar, e festivais tem sim como em qualquer lugar onde tem gente
Pingback: Porque um Festival de Trance não é Festa Rave - PranaZen
O mais incrível que as pessoas que estão recriminando os festivais, são a mesmas pessoas mal educadas, que sem perceber agridem o próximo com as palavra. Mais amor ai irmão! 🙂 Cada um tem a vida que escolhe, então respeite a escolha alheia, e a edução cabe em qualquer lugar. Beijos de luz…
Já que tão falando tanto que os dois são a mesma coisa, já que tão falando tanto que é desculpa pra se drogar, venho aqui dar minha opinião sendo novata & PRESENTE NA CENA.
Comecei há alguns meses. Comecei a usar droga também ha alguns meses. Achava qe quanto mais melhor. Achava que não conseguiria curtir sem droga. Papo de 3 balas e meia dentro de 13h de balada..isso quando não emendava um rolê no outro usando mais droga ainda. Meu Deus, não sei como nunca me deu nada. Isso não começou logo que comecei, na vdd usava metade e tava ótimo. Mas sempre conhecemos alguém que manda mais e vamos no embalo.
Semana passada fui pro meu primeiro festival de curta duração (30h apenas de festa), nele entendi a Real essência de que MENOS É MAIS.
Hoje estou tranquila, não preciso de ABSOLUTAMENTE NADA pra entender o som, me conectar com ele, com a natureza, comigo mesma.
Beijão gente.. por mais amor no mundo ☝💝🙏
Esses cara chamando as pessoas de drogados vagabundos..Agora te pergunto? porquê? Pra que? ……pense antes de falar ou julgar as pessoas ..o pensamento e livre arbitrário. ..você e livre pra pensar o que bem entender mas não tem direitos morais de chamar quem você Não conheça de vagabundos drogados. ..raves trances festivais..tudo em resumo sao festas …e como todas festa tem todo tipo de gente ..pessoas qje pensan como você estao la olhando curiosos pra saber como é …agora julgar sem saber e uma falta e respeito e conheicimento …tornado você um inguinorante. ..por favor …drogas existem desde o comeco5 do mundo nunca vao desaparecer nem com suas criticas
…..vida ….liberdade…..empatia….
Legal, é meio que uma festa tribal em meio a natureza com componentes eletrônicos do mundo moderno e sem negros!
Faltou diversidade ai, vi só uma índia ai… não tinha negão na rave no dia em que tiraram as fotos?
Só acho que esse termo usando “Festivais de Música Trance” está errado. Trance e Psy Trance são diferentes musicalmente e culturalmente. São subgêneros , vertentes dentro da música eletrônica.
Isso confundi! Até porque grandes nomes do Trance são Armin Van Buuren, Paul van Dyk , Ferry Corsten, Paul Oakenfold , Above & Beyond , ATB , Gareth Emery, Aly & Fila , Markus Schulz , Solarstone , Jorn Van Deynhoven , The Thrillseekers , Alex M.O.R.P. H , Giuseppe Ottaviani , Cosmic Gate , John O’Callaghan.
Só pra o pessoa n
Não esses são os progssive house o progssive trance e da vertente do psy que são psycore psy dark florest full on hi tech progssive trance trance psychedelic e todos esses nasceram do Goa
Why does this have to be the ONLY reaiblle source? Oh well, gj!
Meu marido é doido por musica eletrônica ele foi em uma festa chegando lá só tinha arrocha.
Sim , o progressive trance faz parte do Psy Trance. Mas esses DJs não tocam e nunca tocaram progressive house ( porém musicalmente o progressive house possui alguns elementos do Trance , principalmente a batida).
Talvez você tenha entendido errado. O que quis dizer era a referência do título que deveria ser “Por quê um festival de Psy Trance não é uma festa rave?”.
Para alguém que tenha dúvida no que falei vou deixar um link abaixo de site que fala sobre o verdadeiro Trance , que não o Psy Trance. Por quê tudo isso não passa por mera falta de informação.
https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://trancendance.wordpress.com/conheca-o-trance/&ved=0ahUKEwjd8MSNvOfOAhULhJAKHUllAOkQFggnMAI&usg=AFQjCNFOfwZP0AKP0d8FheAx_ip_jOiPzg&sig2=zoglz_RRNZNh3nJFbl9eJg
Essas pessoas tão perdido no ego e no sistema elas falam que não precisa usar drogas pra ser feliz e vdd não precisa mesmo mas o que vocês nunca vão entender a verdadeira essência de ser feliz e se jogar no mundo viver experiências seja com drogas ou não vocês não tem coragem de se jogar tem medo de se perderam pra mim pessoas assim são fracassadas perdidas no ego que tem e vem aqui xingar pessoas amarguradas que não pode ver os outros com o sorriso no rosto que está drogado para descontar sua raiva vão se tratar conhecer a si mesmo para depois dar sua opinião! ! ViVA Toda a forma de expressão e cultura seja com maconha com ayahuasca com extasy com lsd com musicas com hinarios com batuques com rituais mas seja cociente do que está fazendo e tomem cuidado paz e luz para todos
Gente, cada um faz o que quiser, quando quiser e cada um tem uma opiniao. Nao existe certo e errado. O que e certo para mim pode ser certo para voce! No post foi expressado a opiniao dele. Agora quem julga, quem agridi e quem se acha o dono da razao e infeliz
Parabens por ter se prontificado a fazer esta materia.
E usem droga mesmo, se foda.. todo mundo aq ja usou algum tipo de droga , me diz um ai que nunca tomou remedio ou bebeu refrigerante na vida ? Poucas. Bom dia
Muito legal seu post, repassa mesmo a energia que se sente ao ir a um festival. Porém, acho que tanto rave quanto festival, como já foi dito tem seus pontos positivos e negativos. A sua preferência pessoal por festivais é evidente, mas não esqueça que muito dos festivais citados já foram raves de um dia. De fato a “rave” e seu conceito sofreu muito preconceito na última década, mas acho que o caminho não é auxiliar a reforçar essa ideia já bastante engendrada pela mídia, você não acha? Existem muitas pessoas que não conseguem dispor de uma média de 200/400 reais para o passaporte de um festiva, mas conseguem dispor de 60/100 reais para comparecer a um PVT, ritual ou até mesmo rave.
Como já falaram em outro comentário, esse post ficou lindo, mas ao mesmo tempo reforça a ideia de segregação dos espaços. A união é sempre pregada em espaços onde a música eletrônica é celebrada, então acredito que cabe a nós BUSCARMOS A MELHORIA estrutural DE RAVES, PVTS E RITUAIS para que possamos realmente promover a união e não a segregação dos espaços. Há muitas pessoas de vibe maravilhosa em festas de um dia, que possuem pista e bar (não to falando de club, to falando de festa pequena mesmo), bem como há pessoas de vibe maravilhosa – e às vezes nem tanto – em festivais.
Abraços e PLUR ❤
Rave = Ecstasy e Speed… Trance = LSD e mushrooms … deixem de hipócrisia. Essa gente sem droga não se sujeitava a isso. Falo por experiência própria huhuhu
Se vai em uma festinha rave só tem modinha ai se vai em festival so good vibes outro pico um role pra expandir a mente e crescer intelectual mente ou sair do universo real grande Abraços Tchau brigadoo
Escolhemos o amor como nutriente.
Escolhemos a tecnologia como vício.
Escolhemos a música como religião.
Escolhemos o conhecimento como moeda.
Escolhemos nada como política.
Escolhemos a utopia como sociedade, ainda que saibamos que nunca acontecerá.
Você pode nos odiar.
Você pode nos ignorar.
Você pode não nos entender.
Você pode nem mesmo saber da nossa existência.
Nós apenas esperamos que você não se importe em julgar-nos.
Porque nós nunca julgaremos você.
Não somos criminosos.
Não somos desiludidos.
Não somos viciados em drogas.
Não somos crianças ingênuas.
Somos uma massa, uma aldeia tribal global que transcende as leis feitas pelo homem, a física, a geografia e o prório tempo.
Somos A Massa.
Uma Massa.
No princípio fomos tragados pelo som.
Vindo de longe, trovejando, abafado, ecoando uma batida comparada com o coração de uma mãe acalmando uma criança em seu útero de concreto, metal e fios elétricos.
Fomos sugados de volta pra dentro deste útero, e lá dentro, no seu calor, na sua umidade e escuridão, nos chegamos a aceitar o fato de que somos todos iguais.
Não apenas perante a escuridão e para nós mesmos, mas perante essa mesma música batendo em nós e passando através de nossas almas: nós somos todos iguais.
Escolhemos a ignorância como nosso inimigo.
Escolhemos a informação como nossa arma.
Escolhemos o crime de burlar e desafiar quaisquer leis que vocês criem para nos impedir de celebrar a nossa existência.
Em qualquer noite.
Em qualquer cidade.
Em qualquer país ou continente deste lindo planeta, você nunca poderá acabar com a festa inteira.
Você não tem acesso a esse controle.
Não importa o que você pense.
A música nunca vai parar.
A batida do coração nunca vai desaparecer.
A festa nunca vai acabar.